sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Longevidade...

Quando tudo leva a crer que "este mundo não é para velhos", vai crescendo o número de "centenários". É este o resultado de um conjunto de factores, vulgarmente definidos como "desenvolvimento", que alimenta em nós a expectativa de também chegar a uma bonita idade de dois ou até três dígitos.

Portugal, embora longe dos primeiros na lista dos países desenvolvidos, ocupou até hoje o top no ranking das pessoas mais velhas do Globo: uma senhora de 115 anos que faleceu, pela manhã, a caminho do hospital. E assim, uma americana de 114 anos passa a deter aquele galardão até um destes dias...

Parece indesmentível a vitória da longevidade da mulher sobre a do homem. Não falemos disso agora, apenas da coexistência de quatro ou cinco gerações e da dificuldade de relacionamento inter-geracional que isso comporta. Basta olhar à volta para se concluir do choque entre diferentes níveis etários, embora a excepção confirme a regra como a imagem de ternura sugere...


"Morreu Maria de Jesus, pessoa mais velha do Mundo, 115 anos

A mulher mais velha do mundo, a portuguesa Maria de Jesus, morreu hoje aos 115 anos em Tomar, disse hoje à Agência Lusa fonte da família.


Maria de Jesus, que nasceu em 10 de Setembro de 1893, morreu «pouco depois das 10:00, no trajecto para o Hospital de Tomar, para onde iria, numa ambulância, por precaução, devido a um ligeiro inchaço», explicou a Lusa mesma fonte, sublinhando que a idosa «ainda tomou bem o pequeno-almoço, mas tinha problemas decorrentes da idade».


A «supercentenária» vivia com a filha Maria Madalena na aldeia de Corujo, freguesia da Madalena (Tomar). Natural de Urqueira, então freguesia do Olival, no concelho de Ourém, Maria de Jesus, que ficou viúva aos 57 anos, teve seis filhos (uma morreu à nascença e dois outros morreram recentemente), dos quais tem 11 netos, 16 bisnetos e cinco trinetos. "


In Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário: