terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vivendo a História...

Papa João Paulo I

Corre por aí um mail que aconselha a deitar fora tudo o que nas nossas vidas foi passado: coisas e vivências...impecilhos para a vida que se quer liberta para receber o futuro!

Palavras pertinentes sem dúvida. Todavia, ninguém consegue abstrair totalmente o passado que, por vezes, um pequeno nada traz à nossa mente. Acontece a toda a gente. Pois, hoje a "minha madalena" (como diria Proust) veio na sequência de uma conversa acerca de canto gregoriano, o bastante para regressar a Roma, ao dia 3 de Setembro de 1978.

Essa primeira visita a Itália coincidiu, por um feliz acaso, com a entronização do Papa João Paulo I. Ao Vaticano destinámos todo esse dia quente de Verão, esperando horas e horas por esse acontecimento histórico. Momento único que nunca poderei esquecer!

A multidão que, da Praça de S. Pedro extravasava ao longo de toda a Via della Conzolatione, assistia à cerimónia revelava uma fé extraordinária que me contagiou, sentindo verdadeirmente o espírito do ecumenismo cristão. Sentimento reforçado pelo Veni Creator, cantado em latim e grego!

Passados trinta anos, continua viva a lembrança dessa viagem e dos amigos... todos vivos, graças a Deus!

Nenhum comentário: