quinta-feira, 12 de março de 2009

Cascais

Capela de S. Sebastião
Cascais, Museu de Condes de Castro Guimarães. Uma visita que vale pela arquitectura e pelo ambiente de uma casa aristocrática dos finais do século XIX. Arquitectura revivalista e eclética com belos azulejos!
Agradável percorrer salas, observar mobiliário e peças decorativas de inestimável valor: porcelanas, pratas, pinturas, livros e tantas mais. Destaque para a Crónica de D. Afonso Henriques de Duarte Galvão que regista uma imagem única de Lisboa.

Junto à Casa-museu fica a Capela de S. Sebastião, edificada no século XVII, revestida de azulejos da época e aos quais se juntaram no século XX, quatro painéis relativos à vida do santo.

Visitar Cascais significa caminhar calmamente por esta vila de tradição monárquica que não desdenha o convívio com o povo. E para melhorar a visita aconteceu um Sol brilhante, o mesmo é dizer temperatura primaveril nesta quarta-feira feita de azul no mar e no céu.

O Parque prolonga a sensação de bem-estar nos visitantes que, por hábito, aí se reúnem pela tardinha. Avós e netos, crianças livres e felizes num espaço, onde tudo convida à brincadeira. Registei o caso de um menino de 3-4 anos que, alegre e decidido, tentava agarrar um pavão de plumagem colorida. Falhando, mudou de objectivo, uma presa de menores dimensões: um pato que corria na relva.
Serenidade de um fim de tarde que, por instantes, me transportou às brincadeiras de infância!..
E por tudo isto, pensava como é bom viver, desfrutando os bens da Natureza que, entrecortada pelas imagens do passado e do presente, nos gratifica e anima...

Nenhum comentário: