terça-feira, 11 de novembro de 2008

Butão e a alegria ( FIB )

Além na distante Ásia, nos Himalaias, situa-se um país chamado Butão.
País pequeno e de escassos recursos, mas que possui uma grande vantagem em relação aos países ricos: orgulha-se do invejável grau de felicidade do seu povo.

A monarquia parece agradar aos habitantes do país que, dizem as estatísticas, conta com uma maioria de pessoas felizes!
O Rei trocou a preocupação economicista pela alegria de viver, isto é, o FIB: Felicidade Interna Bruta. Uma original filosofia política que, talvez, possa fazer escola...
Para saber mais, basta consultar Internet. Por agora, alguns apontamentos retirados da Wikipédia.

"O Butão é uma nação muito montanhosa de interior, situada nos Himalaias orientais. Os picos do norte atingem mais de 7 000 m de altitude, e o ponto mais elevado é o Kula Kangri, com 7 553 m. A parte sul do país tem menor altitude e contém vários vales férteis densamente florestados, que se escoam para o rio Bramaputra, na Índia.

A maioria da população vive nas terras altas centrais. A maior cidade do país, a capital Thimphu (população de 50 000 habitantes), situa-se na parte ocidental destas terras altas. O clima varia de tropical no sul a um clima de invernos frescos e verões quentes nos vales centrais, com invernos severos e verões frescos nos Himalaias.

O Butão tem sua economia essencialmente baseada na agricultura, extração florestal e na venda de energia hidroelétrica para a Índia. A agricultura, essencialmente de subsistência, e a criação animal, são os meios de vida para 90% da população. É uma das menores e menos desenvolvidas economias do mundo.

Em 2004, o Butão foi o primeiro país do mundo a banir o fumo e a venda de tabaco.
Além disso, em 1972, o rei do Butão proclamou a criação de um índice de mensuração de desempenho para seu país que esta dando o que falar principalmente nos dias de hoje. Pessoas do mundo interiro estão se reúnindo para discutir sobre o assunto. Ao sumir o trono, Jigme Singye Wangchuck, cravou o fim da importância do PIB (produto interno bruto) para o país e instituiu o FIB (Felicidade interna Bruta) como sendo o principal medidor de desempenho do país. A idéia principal do FIB é a convicção de que o objetivo da vida não pode ser limitado a produção e consumo seguidos de mais produção e mais consumo, de que as necessidades humanas são mais do que materiais, mas em achar fidelidade no percurso da vida. O conceito segue 4 diretrizes: desenvolvimento econômico sustentável, preservação da cultura, conservação do meio ambiente e "boa governança"

Nenhum comentário: