terça-feira, 18 de novembro de 2008

Gilhermina Suggia


Falar de violoncelo remete para Guilhermina Suggia, uma personalidade forte como é notório neste retrato existente na Tate Gallery.
Nasceu no Porto em 1875 e foi nesta cidade que faleceu em 1950.
Levada pelos condicionalismos da carreira, viveu grande parte da vida fora do país. Pisou os principais palcos da Europa, actuando com as grandes orquestras do seu tempo.
Foi admirada pelos seus pares e venerada pelas altas individualidades que a rodearam de honras. Mas apesar disso, não esqueceu a cidade-natal.
Ao Porto legou um acervo riquíssimo que prestigia o seu nome e o de futuros músicos.

"Guilhermina revolucionou o instrumento em técnica, posição e sonoridade. Abriu as portas profissionais do violoncelo às mulheres, até então, fechadas. De facto, o considerável gasto de energia exigido para amejar a envergadura do violoncelo, acrescido do facto de as boas maneiras da época obrigarem a colocar o instrumento de um ou outro lado do corpo obrigando a uma significativa contorção do dorso, tornavam o instrumento ainda mais incessível às executantes femininas."
Para um conhecimento básico do percurso de Guilhermina Suggia vale a pena consultar a Wikipédia, local de onde recolhi estas notas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilhermina_Suggia

Nenhum comentário: